ADOÇÃO DE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO


VOCÊ ADOTARIA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?





VOTE: VOTE OU ENVIE SUA OPINIÃO PARA O NOSSO E-MAIL: adotejaboatao@gmail.com

sábado, 10 de setembro de 2011

A SAÚDE BUCAL DOS CÃES E GATOS

Nos consultórios veterinários, é muito freqüente a informação por parte dos proprietários de que o seu animal, está com mal hálito( hatitose ). Este sintoma pode ser conseqüência de diversas patologias, tais como: esofagite, gastrite, ou possivelmente, a falta de uma higiene bucal adequada. É aí que o proprietário deve ter uma participação fundamental na prevenção de enfermidades bucais, e, principalmente, de placas bacterianas. As placas bacterianas, muito conhecidas como tártaro dentário são biofilmes que, cristalizam-se e prejudicam a estrutura dentária.
A saliva pelo seu conteúdo mucoso e pela presença de determinadas proteínas formam uma verdadeira barreira com propriedades antibacterianas. Entretanto, a freqüência da ingestão de água e alimentos, sem os devidos cuidados pós-ingesta facilita o aparecimento do tártaro, surgindo a periodontite que prejudica a estabilidade dentária, provocando dor, a halitose, apatia, falta de apetite.
Existem no mercado determinadas pastas dentais para animais domésticos que não vão fazer mal ao estômago deles. Não usar a pasta dental de humanos, pois nós conseguimos cuspir, eles não. A pasta dental humana contém flúor e eles acabam por ingerir,ficando intoxicados.
Também existem no mercado, escovas dentais apropriadas para eles. Mas para que seu animal não fique estressado com este hábito( a escovação ), sempre ofereça a ele algum estímulo que o agrade após a escovação, pode ser um carinho, um passeio, enfim, alguma premiação do qual ele se agrade e desta forma não haverá problemas.

Acesse:

http://www.odontocao.com.br/noticias/noticias02.php
http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=245
http://www.vira-lata.org/doc11.shtml
Sydia Lopes
Médica Veterinária

REMOÇÃO DE TÁRTARO DENTÁRIO E ESCOVAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário