ADOÇÃO DE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO


VOCÊ ADOTARIA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?





VOTE: VOTE OU ENVIE SUA OPINIÃO PARA O NOSSO E-MAIL: adotejaboatao@gmail.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ZOONOSES: É IMPORTANTE CONHECER PARA MELHOR CUIDAR DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Zoonoses
Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem e vice-versa.
Entre as mais importantes podemos citar:
1)Toxoplasmose
     A infecção pelo protozoário Toxoplasma gondii. Os felídeos são o hospedeiro definitivo. 
 Os gatos se tornam infectados após a ingestão de animais caçados, ou de carne crua. Após a infecção, os gatos excretam os oocistos em suas fezes durante uma ou duas semanas, e podem sobreviver no ambiente por diversos meses. Portanto, você sempre deve adotar hábitos de higiene, como lavar bem as mãos. A maior fonte de infecção humana, ocorre através da ingestão de carne mal passada e verduras mal lavadas (Veterinary Technician, September,1992). 
     A infecção geralmente produz moléstia clínica em pessoas com deficiência no sistema imune. A infecção congênita do feto humano ocorre através da transmissão placentária, que pode levar a uma grave moléstia por ocasião do nascimento, e à problemas oculares,no decorrer da vida do indivíduo.
Para prevenir a infecção por Toxoplasma:
Só coma carne bem passada;
Não alimente o seu gato com carne crua;
Lave bem as mãos após limpar a caixa sanitária do seu gato;
Limpa a caixa sanitária do seu gato todos os dias;
Use luvas de borracha se você mexe com terra e plantas.
2)Campilobacteriose e salmonelose
 
   As bactérias que provocam essas doenças, abrigam-se no intestino dos gatos, por isso, os proprietários devem ter cuidado ao manipular as fezes, principalmente aquelas com diarréia, usando sempre luvas.
3)Dermatomicose
 
    A transmissão direta de Microsporum canis de cães e gatos de fato ocorre, após a manipulação de cão ou gato infectado, e a não permitir que crianças brinquem com os animais, até o término do tratamento do animal.
4)Esporotricose
   
Doença cutânea e linfática, causada pelo Sporothrix schenckii.
Cães, gatos, e seres humanos são suceptíveis à doença, que geralmente está associada a feridas traumáticas, penetrantes. Gatos com esporotricose devem ser manipulados com luvas, até que sejam curados.


5)Raiva
   A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais silvestres são reservatório primário para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.
6)Larva migrans cutânea (bicho geográfico)
    A larva migrans cutânea é encontrada por toda parte onde se encontrem cães e/ou gatos infectados com ancilostomídeos. O problema é mais frequente em praias e em terrenos arenosos, onde esses animais poluem e meio com suas fezes. Em muitos lugares, são os gatos as principais fontes de infecção. O hábito de enterrar os excrementos, tão característico desses animais, e a preferência por fazê-lo em lugares com areia, favorecem a eclosão dos ovos e o desenvolvimento das larvas. As crianças contaminam-se ao brincar em depósitos de areia para construção, ou nos tanques de areia dos locais destinados à sua recreação.









Nenhum comentário:

Postar um comentário